Manon Lescaut, Sao Paulo, settembre 2015

 

“Manon Lescaut que já obteve em nosso Municipal interpretação de Claudia Muzio e Beniamino Gigli, sob direção de Tullio Serafin (setembro de 1928) entre outros grandes nomes, obteve na presente montagem cênica uma encantadora intérprete: Maria José Síri, soprano lírico spinto de belo e aveludado timbre, cuja interpretação dramático-vocal se apoia em ótima escola; elegante fraseado, com pianissimos muito bem empostados em homogeneidade a sua condução cênica  e musical. À suas árias "In quelle trine morbide" e "sola...perduta...abbandonata..."! deu excelentes versões interpretativas e recebeu, como retorno, os maiores aplausos do público ao término do espetáculo.
Marco Antônio Seta, Ópera & Ballet

“A Manon da soprano uruguaia María José Siri é refinada, cheia de cores, mas sabe também explodir junto com a paixão errática e plana do Des Grieux do tenor italiano Marcello Giordani.”
Sidney Molina, Folha de São Paulo

Maria José Siri mostrou mais uma vez no palco do Municipal sua qualidade vocal. Seja como Aida ou como Manon Lescaut sua voz de soprano spinto tem calor e escuridão no timbre, potencia e projeção para encher a sala de apresentações. Sua Manon é tensa, apaixonada e totalmente convincente.
Ali Hassan Ayache, Ópera & Ballet

“Trata-se de cara de uma produção marcada por dois gênios indiscutíveis da música e do teatro: o maestro John Neschling e a soprano uruguaia Maria José Siri. O profissionalismo dos dois impressiona de uma forma indelével e absoluta.
“Quanto a Maria José Siri, esta menina de olhos vivos e a força da personalidade charrua, quem a viu como Aída aqui mesmo em 2013, matou saudades de sua voz aveludada, firme, um instrumento perfeito. Como atriz esbanjou talento no difícil segundo ato e, sobretudo, no quarto. É bom que se registre:Manon Lescaut não é das óperas mais frequentes no Municipal de São Paulo. Siri foi antecedida por um mito, em 1928, a mitológica Cláudia Muzio, e por uma pérola, em 1978, a delicada Gabriela Cigolea.”
Nunzio Briguglio Filho, Blog do Italianpine